GRADUAÇÃO / N/A / Licenciatura em Pedagogia

Informações

O curso superior de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Tecnologia Machado de Assis (FAMA) tem como objetivo formar profissionais da área da educação para atuar como gestores ou professores. Esse profissional vai entender a educação como uma prática social capaz de estabelecer as conexões necessárias entre os processos educativos e as questões sociais.

O profissional dessa área deve ter uma visão integrada e multidisciplinar sobre a docência, sobre os processos administrativos e pedagógicos de transmissão do conhecimento. Além disso, deve ter um perfil articulador sendo capaz de integrar toda a comunidade escolar.

MÓDULO DISCIPLINAS CH
1 FUNDAMENTOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 80
1 TóPICOS INTEGRADORES – TEMAS TRANSVERSAIS: PLURALIDADE CULTURAL E DIVERSIDADE 41
1 TóPICOS INTEGRADORES – MEIOS DE ENSINO: TECNOLOGIA EDUCACIONAL, EQUIPAMENTOS E MATERIAIS DIDáTICOS 40
1 TóPICOS INTEGRADORES – FUNDAMENTOS DA EDUCAçãO: FILOSOFIA / SOCIOLOGIA DA EDUCAçãO 40
1 Língua Portuguesa 40
2 FORMAçãO INICIAL E CONTINUADA DE EDUCADORES 40
2 TóPICOS INTEGRADORES – PESQUISA CIENTíFICA: REALIDADE, INFORMAçãO E ANáLISE 40
2 EDUCAçãO INFANTIL: CONCEPçõES E METODOLOGIAS 80
2 PSICOLOGIA E PSICOPEDAGOGIA DA EDUCAçãO 80
2 ORGANIZAçãO CURRICULAR DA EDUCAçãO BáSICA 40
3 ORGANIZAçãO DO TRABALHO PEDAGóGICO EM ESPAçOS ESCOLARES 80
3 COMUNICAçãO EM LíNGUA BRASILEIRA DE SINAIS-LIBRAS: EDUCAçãO BILíNGUE DE SURDOS 40
3 FUNDAMENTOS DA EDUCAçãO ESPECIAL E INCLUSIVA 80
3 TóPICOS INTEGRADORES – AVALIAçãO DA APRENDIZAGEM: ASPECTOS CONCEITUAIS, LEGAIS E PRáTICOS 40
3 EDUCAçãO DE JOVENS E ADULTOS 4
4 ESPECIFICIDADES CURRICULARES: EDUCAçãO INTEGRAL E EDUCAçãO PROFISSIONAL 80
4 PEDAGOGIA EMPRESARIAL 80
4 ELETIVA 2 80
5 HISTóRIA DA EDUCAçãO 80
5 ESTáGIO EDUCAçãO INFANTIL E GESTãO ESCOLAR 200
5 FUNDAMENTOS TEóRICO-METODOLóGICOS DO ENSINO DA LíNGUA PORTUGUESA 80
5 FUNDAMENTOS TEóRICO-METODOLóGICOS DO ENSINO DA ARTE E DA MúSICA 40
5 Eletiva 1 80
6 Gestão Escolar: Administração da Educação Escolar 80
6 ESTáGIO ENSINO FUNDAMENTAL / SéRIES INICIAIS E GESTãO ESCOLAR 200
6 TóPICOS INTEGRADORES – TENDêNCIAS CONTEMPORâNEAS DA EDUCAçãO 40
6 FUNDAMENTOS TEóRICO-METODOLóGICOS DO ENSINO DE CIêNCIAS 40
6 FUNDAMENTOS TEóRICO-METODOLóGICOS DO ENSINO DA HISTóRIA 40
6 ELETIVA 4 80
7 TCC I ORIENTAÇÃO 80
7 TCC I DESENVOLVIMENTO 80
7 TóPICOS INTEGRADORES – BIOLOGIA EDUCACIONAL 40
7 POLÍTICAS PúBLICAS DA EDUCAçãO 80
7 NUMERAMENTO E MATEMáTICA APLICADA 40
7 ELETIVA 5 40
7 FUNDAMENTOS TEóRICO-METODOLóGICOS DO ENSINO DA MATEMáTICA 40
7 FUNDAMENTOS TEóRICO-METODOLóGICOS DO ENSINO DE EDUCAçãO FíSICA 40
8 TCC II DESENVOLVIMENTO 80
8 ALFABETIZAçãO E LETRAMENTO 80
8 TóPICOS INTEGRADORES – TEMAS TRANSVERSAIS: MEIO AMBIENTE, TRABALHO E CONSUMO 40
8 LITERATURA INFANTO-JUVENIL 80
8 FUNDAMENTOS TEóRICO-METODOLóGICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA 40
8 DIDáTICA 80
8 Atividades Teórico-práticas 200
8 TCC II ORIENTAÇÃO 80

-

Conhecimentos trabalhados ● Compreensão da realidade educacional brasileira e o desenvolvimento de habilidades para atuar nesse cenário. ● Desenvolvimento teórico e prático nas principais formas de pedagogia. ● Compreensão do processo de aprendizado do indivíduo. ● Técnicas pedagógicas de interação com alunos, levando em conta o potencial educacional do processo. ● Compreender e desenvolver técnicas pedagógicas direcionadas para crianças de zero a cinco anos. ● Promover uma boa relação entre pais e alunos, incentivando a participação no processo de educativo. ● A compreensão de contextos sociais, culturais e históricos e o respeito à diversidade. ● Entender o perfil administrativo das instituições de ensino brasileira, para participar ativamente do planejamento, implementação e avaliação de soluções.

Áreas de atuação • Escolas públicas e privadas. • Empresas. • Hospitais. • ONGs. • Institutos de Pesquisa. • Editoras. • Emissoras de rádio e TV. • Consultoria e assessoramento em instituições educacionais.