Em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores, espera-se que ao final do curso os alunos tenham constituído o seguinte perfil:

  • Capacidade de inserção e atuação crítica na realidade social;
  • Domínio de abordagens científicas sobre o conhecimento produzido na área;
  • Capacidade de atuar interdisciplinarmente.

 

Do licenciado em Física, espera-se uma consistente e abrangente formação em conteúdos dos diversos campos da Física, de acordo com as Diretrizes Curriculares para Cursos de Física, aliado a uma preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e suas experiências.

Espera-se que, ao final do curso, o licenciando tenha constituídas as seguintes competências:

 

Com relação à formação pessoal:

  • Possuir conhecimento consistente e abrangente na área de atuação, com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios;
  • Possuir capacidade crítica para analisar de maneira conveniente os seus próprios conhecimentos; assimilar os novos conhecimentos científicos e/ou educacionais e refletir sobre o comportamento ético, esperado pela sociedade referente à sua atuação e suas relações com o contexto ambiental, cultural, socioeconômico e político;
  • Identificar os aspectos filosóficos e sociais que definem a realidade educacional;
  • Identificar o processo de ensino-aprendizagem como processo humano em construção;
  • Trabalhar em equipe;
  • Buscar um processo de formação contínua, por meio da curiosidade e de estudos extracurriculares individuais ou em grupo, com espírito investigativo, criatividade e iniciativa na busca de soluções para questões individuais e coletivas relacionadas com o ensino de Física;
  • Exercer a profissão respeitando o direito à vida e ao bem-estar dos cidadãos, a partir de uma formação humanística;
  • Preparar e desenvolver recursos didáticos e instrucionais relativos à sua prática e avaliar a qualidade dos materiais existentes;
  • Atuar como pesquisador no ensino de Física.

 

Com relação à compreensão da Física:

  • Compreender os conceitos, leis e princípios da Física;
  • Acompanhar e compreender os avanços científico-tecnológicos e educacionais;
  • Reconhecer a Física como uma construção humana e compreender os aspectos históricos de sua produção e suas relações com o contexto ambiental, cultural, socioeconômico e político.

 

Com relação à busca de informação e à comunicação e expressão:

  • Ler textos científico-tecnológicos em idioma pátrio e estrangeiro;
  • Interpretar e utilizar as diferentes formas de representação (tabelas, gráficos, símbolos, expressões, etc.);
  • Escrever e avaliar criticamente materiais didáticos, como livros, apostilas, “kits”, modelos, programas computacionais e materiais alternativos;
  • Comunicar de forma oral e escrita projetos e resultados de pesquisa na linguagem educacional e científica (texto, relatório, parecer, pôster …);
  • Analisar situações de produção escrita, oral e imagética, visando a uma inserção em práticas de linguagem, através dos gêneros discursivos;
  • Compreender a função social da escrita/leitura e da produção oral/escuta, mediante o uso de linguagem em gêneros discursivos escolares e não escolarizados;
  • Compreender o funcionamento sociopragmático do texto, seu contexto de emergência, produção, circulação e recepção, as esferas de atividade humana, as manifestações de vozes e pontos de vista, a emergência e a atuação dos seres da enunciação no arranjo discursivo do texto, a configuração formal macro e microestrutural;
  • Confrontar ideias entre si, explicitando os critérios e defendê-las observando relações de causa e efeito;
  • Reconhecer a linguagem como via de produção de conhecimento e intervenção na realidade social.

 

Com relação ao ensino de Ciências da Natureza e da Física:

  • Refletir de forma crítica a sua prática em sala de aula, identificando problemas de ensino/aprendizagem;
  • Compreender e avaliar criticamente os aspectos sociais, tecnológicos, ambientais, políticos e éticos relacionados às aplicações da Física na sociedade;
  • Usar a experimentação em Física, como recurso didático;
  • Possuir conhecimentos básicos do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação e sua aplicação em ensino de Física;
  • Aplicar procedimentos e normas de segurança no trabalho;
  • Conhecer teorias que fundamentam o processo de ensino-aprendizagem, objetivando a prática pedagógica;
  • Conhecer e aplicar os fundamentos e métodos de gestão e planejamento educacional;
  • Conhecer e vivenciar projetos e propostas curriculares de ensino da Física.

 

Com relação à profissão:

  • Ter consciência da importância social da profissão como possibilidade de desenvolvimento social e coletivo;
  • Disseminar e/ou utilizar o conhecimento relevante para a comunidade;
  • Atuar em espaços educativos formais, no ensino fundamental e médio, nas diferentes modalidades, assim como em espaços não formais, de acordo com a legislação específica, utilizando metodologia de ensino variada, contribuindo para o desenvolvimento intelectual dos estudantes e para despertar o interesse científico no educando;
  • Organizar e usar laboratórios de Física; escrever e analisar criticamente livros didáticos e paradidáticos e indicar bibliografia para o ensino de Física; analisar e elaborar programas para esses níveis de ensino;
  • Exercer a sua profissão com espírito dinâmico, criativo, na busca de novas alternativas educacionais, enfrentando como desafio as dificuldades do magistério;
  • Conhecer criticamente os problemas educacionais brasileiros;
  • Identificar no contexto da realidade escolar os fatores determinantes no processo educativo, tais como o contexto socioeconômico, política educacional, administração escolar e fatores específicos do processo de ensino e aprendizagem de Física;
  • Assumir conscientemente a tarefa educativa, cumprindo o papel social de preparar os alunos para o exercício consciente da cidadania.

– Trabalhar em equipe visando aproveitar as experiências positivas de outros profissionais, evitar os erros e equívocos cometidos e socializar o conhecimento produzido.

– Planejar e avaliar continuamente, a fim de antecipar problemas e corrigir rumos.

– Ser um mediador da aprendizagem de seus alunos, buscando a construção do conhecimento pelos mesmos.

Adotar uma postura ativa de reflexão, autoavaliação e estudo constantes.

– Possuir atitude e postura profissionais: cultivando práticas e hábitos saudáveis; cumprindo seus compromissos; cultuando valores e tradições; respeitando as diferenças individuais; acatando normas e regulamentos; aceitando a divergência e a diversidade; tratando a todos com bondade, respeito e educação.

O curso de Física da Faculdade Machado de Assis oferece formação teórica e prática e tem como principal propósito formar professores de Física, para a atuação nos Ensinos Fundamental e Médio.

Além da formação docente, o graduando tem oportunidade de participar de iniciação científica, por meio das Atividades Acadêmico-Culturais e Seminários de Pesquisa, haja vista a necessidade da pesquisa na vida de um professor.

O presente curso tem o compromisso de formar intelectuais professores da mais alta qualidade, para que possam ser profissionais críticos e com competência ética, cognitiva e científica, envolvidos e comprometidos com a Educação, com a formação de cidadãos e, acima de tudo, com a promoção da democratização do conhecimento.

O Profissional licenciado em Física poderá:

  • Exercer a docência na educação básica, nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no ensino médio;
  • Exercer a docência na educação não formal, tais como movimentos sociais e organizações não governamentais, projetos de extensão;
  • Exercer a docência em diferentes modalidades de ensino, tais como educação profissional de nível médio, educação à distância, educação de jovens e adultos e educação especial;
  • Atuar em espaços voltados para o desenvolvimento e à divulgação da ciência, tais como: museus de ciências, programas de TV, planetários, laboratórios itinerantes;
  • Produzir e difundir conhecimento na área de ensino Física;
  • Continuar sua formação acadêmica na Pós-Graduação

VALOR DAS MENSALIDADES:

De: R$ 549,00 Por: R$ 494,00

DURAÇÃO: 4 Anos