BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Informações

O CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS VISA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS E FORMAR PROFISSIONAIS CAPAZES DE OBSERVAR, INTERPRETAR E INTERVIR SOBRE A REALIDADE DAS EMPRESAS, ENVOLVENDO TANTO O AMBIENTE INTERNO COMO OS MACRO E MICRO AMBIENTES QUE INFLUENCIAM A ATUAÇÃO EMPRESARIAL. O CURSO OBJETIVA FORMAR PROFISSIONAIS COM POSTURA INVESTIGATIVA E PODER DE DECISÃO EM SEU CAMPO DE ATUAÇÃO, FOCADOS NA NECESSIDADE DE ATUAÇÃO ÉTICA E RESPONSÁVEL, COM A FINALIDADE DE EXERCER FUNÇÕES PREPONDERANTES NA CONTABILIDADE E NA ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS, BUSCANDO GERAR CONHECIMENTOS E PROCEDIMENTOS APROPRIADOS À REALIDADE EM QUE ATUAM. O CURSO PRETENDE AINDA PROPICIAR A COMPREENSÃO DOS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DAS TÉCNICAS E DAS MELHORES PRÁTICAS CONTÁBEIS, DE FORMA A SUBSIDIAR O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS A UM GERENCIAMENTO OTIMIZADO NA ÁREA CONTÁBIL DAS EMPRESAS, DESENVOLVENDO AS HABILIDADES NECESSÁRIAS ÀS ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO E CONTROLE CONTÁBIL.

EM CONSONÂNCIA ÀS NECESSIDADES PROFISSIONAIS E SOCIAIS DO SETOR, BEM COMO, COM O PROPOSTO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS, BUSCAR-SE-Á NA FORMAÇÃO DO BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS, UM PROFISSIONAL QUE, ALÉM DOS DOMÍ­NIOS DOS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS A SUA ATUAÇÃO, SEJA CAPAZ DE: COMPREENDER AS QUESTÕES CIENTÍFICAS, TÉCNICAS, SOCIAIS, ECONÔMICAS E FINANCEIRAS, EM ÂMBITO NACIONAL E INTERNACIONAL E NOS DIFERENTES MODELOS DE ORGANIZAÇÃO; UTILIZAR ADEQUADAMENTE A TERMINOLOGIA E LINGUAGEM DA ÁREA; DEMONSTRAR VISÃO SISTÊMICA E INTERDISCIPLINAR DA ATIVIDADE CONTÁBIL; ELABORAR PARECERES E RELATÓRIOS QUE CONTRIBUAM PARA O DESEMPENHO EFICIENTE E EFICAZ DAS ORGANIZAÇÕES; APLICAR ADEQUADAMENTE A LEGISLAÇÃO INERENTE À FUNÇÃO; DESENVOLVER A LIDERANÇA ENTRE EQUIPES MULTIDISCIPLINARES; DISSEMINAR INFORMAÇÕES CONTÁBEIS COM RECONHECIDO NÍ­VEL DE PRECISÃO; DESENVOLVER, ANALISAR E IMPLANTAR SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL. A RESOLUÇÃO 560/1983 DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC) DISPÕE SOBRE AS ATRIBUIÇÕES PRIVATIVAS E COMPARTILHADAS DO PROFISSIONAL BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS. O BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PODE ATUAR EM EMPRESAS, NO ENSINO, COMO PROFISSIONAL LIBERAL E EM ÓRGÃO PÚBLICO. A PARTIR DO MOMENTO EM QUE O EGRESSO APRESENTAR O PERFIL DESEJADO ELE ESTARÁ APTO PARA ATUAR NAS DIVERSAS ÁREAS QUE A FORMAÇÃO COMO BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS LHE PROPORCIONARÁ.

MÓDULO DISCIPLINAS CH
1 CONTABILIDADE GERAL 80
1 INTRODUÇÃO à ADMINISTRAÇÃO 80
1 LÍNGUA PORTUGUESA 40
1 MATEMÁTICA APLICADA 80
1 NOÇÕES GERAIS DE DIREITO 80
2 ATIVIDADES COMPLEMENTARES 50
2 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 0
2 DIREITO SOCIETÁRIO E EMPRESARIAL 40
2 DIREITO TRIBUTÁRIO 40
2 DIREITOS HUMANOS 40
2 ECONOMIA 80
2 GESTÃO DE MARKETING 40
2 MAOTODOS QUANTITATIVOS MATEMÁTICOS 80
2 SISTEMAS DE ESCRITURAÇÃO 40
3 ATIVIDADES COMPLEMENTARES 50
3 CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA 80
3 GESTÃO TRIBUTÁRIA 40
3 MATEMÁTICA FINANCEIRA 80
3 METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO 40
3 MÉTODOS QUANTITATIVOS ESTATÍSTICOS 80
4 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS 80
4 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA 80
4 ATIVIDADES COMPLEMENTARES 50
4 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO I 80
4 PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES 80
5 ATIVIDADES COMPLEMENTARES 50
5 CONTABILIDADE DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS 40
5 CONTABILIDADE EMPRESARIAL E SOCIETÁRIA 40
5 CONTABILIDADE GERENCIAL 80
5 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO II 100
5 ÉTICA E RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL 40
5 RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS 40
5 SISTEMAS CONTÁBEIS 40
5 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS 80
6 ADMINISTRAÇÃO DO CIRCULANTE 80
6 CONTABILIDADE INTERNACIONAL 40
6 CONTABILIDADE NO TERCEIRO SETOR 40
6 CONTABILIDADE PÚBLICA 40
6 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO III 100
6 GESTÃO DE EMPRESAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS 40
6 LIBRAS 40
6 PLANEJAMENTO FINANCEIRO 80
7 ANÁLISE DE RISCO E CRAODITO 80
7 AUDITORIA E GOVERNANÇA CORPORATIVA 40
7 CONTROLADORIA 80
7 LEGISLAÇÃO TRABALHISTA, PREVIDENCIÁRIA E CONTRATOS 40
7 PERÍ­CIA CONTÁBIL 40
7 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 40
7 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 80
8 ANÁLISE DAS DEMONSTRAçÃΜES CONTÁBEIS 80
8 ANÁLISE E DECISÃO DE INVESTIMENTOS 40
8 CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA 80
8 ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS 40
8 MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS 80
8 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II 80
Núcleo Específico RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA 60

CONFORME PREVÊ A RESOLUÇÃO CNE DE 16 DE DEZEMBRO DE 2004, EM SEU ART. 3º, O CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS ENSEJA CONDIÇÕES PARA QUE O FUTURO CONTABILISTA: I - COMPREENDA AS QUESTÕES CIENTÍ­FICAS, TÉCNICAS, SOCIAIS, ECONÔMICAS E FINANCEIRAS, EM ÂMBITO NACIONAL E INTERNACIONAL E NOS DIFERENTES MODELOS DE ORGANIZAÇÃO; II - APRESENTE PLENO DOMÍ­NIO DAS RESPONSABILIDADES FUNCIONAIS ENVOLVENDO APURAÇÕES, AUDITORIAS, PERÍ­CIAS, ARBITRAGENS, NOÇÕES DE ATIVIDADES ATUARIAIS E DE QUANTIFICAÇÕES DE INFORMAÇÕES FINANCEIRAS, PATRIMONIAIS E GOVERNAMENTAIS, COM A PLENA UTILIZAÇÃO DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS; III - REVELE CAPACIDADE CRÍ­TICO-ANALÍTICA DE AVALIAÇÃO, QUANTO ÀS IMPLICAÇÕES ORGANIZACIONAIS COM O ADVENTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.