GRADUAÇÃO / N/A / LICENCIATURA EM FÍ­SICA

Informações

OS CURSOS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS, DE ACORDO COM A RESOLUÇÃO CNE/CP 2/2015, TEM COMO OBJETIVO HABILITAR PROFISSIONAIS PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO  (BACHARÉIS E TECNÓLOGOS) PARA O EXERCÍCIO DE MAGISTÉRIO EM DISCIPLINAS DO CURRÍCULO QUE INTEGRAM AS QUATRO ÚLTIMAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL, O ENSINO MÉDIO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO NOS DIFERENTES SISTEMAS DE ENSINO.

ESPERA-SE QUE, AO FINAL DO CURSO, O LICENCIANDO TENHA CONSTITUÍ­DAS AS SEGUINTES COMPETÊNCIAS: COM RELAÇÃO À  FORMAÇÃO PESSOAL: POSSUIR CONHECIMENTO CONSISTENTE E ABRANGENTE NA ÁREA DE ATUAÇÃO, COM DOMÍNIO DAS TÉCNICAS BÁSICAS DE UTILIZAÇÃO DE LABORATÓRIOS; POSSUIR CAPACIDADE CRÍ­TICA PARA ANALISAR DE MANEIRA CONVENIENTE OS SEUS PRÓPRIOS CONHECIMENTOS; ASSIMILAR OS NOVOS CONHECIMENTOS CIENTÍ­FICOS E/OU EDUCACIONAIS E REFLETIR SOBRE O COMPORTAMENTO ÉTICO, ESPERADO PELA SOCIEDADE REFERENTE À SUA ATUAÇÃO E SUAS RELAÇÕES COM O CONTEXTO AMBIENTAL, CULTURAL, SOCIOECONÔMICO E POLÍTICO; IDENTIFICAR OS ASPECTOS FILOSÓFICOS E SOCIAIS QUE DEFINEM A REALIDADE EDUCACIONAL; IDENTIFICAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM COMO PROCESSO HUMANO EM CONSTRUÇÃO; TRABALHAR EM EQUIPE; BUSCAR UM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTÍ­NUA, POR MEIO DA CURIOSIDADE E DE ESTUDOS EXTRACURRICULARES INDIVIDUAIS OU EM GRUPO, COM ESPÍ­RITO INVESTIGATIVO, CRIATIVIDADE E INICIATIVA NA BUSCA DE SOLUÇÕES PARA QUESTÕES INDIVIDUAIS E COLETIVAS RELACIONADAS COM O ENSINO DE FÍSICA; EXERCER A PROFISSÃO RESPEITANDO O DIREITO À VIDA E AO BEM-ESTAR DOS CIDADÃOS, A PARTIR DE UMA FORMAÇÃO HUMANÍ­STICA; PREPARAR E DESENVOLVER RECURSOS DIDÁTICOS E INSTRUCIONAIS RELATIVOS À SUA PRÁTICA E AVALIAR A QUALIDADE DOS MATERIAIS EXISTENTES; ATUAR COMO PESQUISADOR NO ENSINO DE FÍ­SICA. COM RELAÇÃO À COMPREENSÃO DA FÍ­SICA: COMPREENDER OS CONCEITOS, LEIS E PRINCÍ­PIOS DA FÍSICA; ACOMPANHAR E COMPREENDER OS AVANÇOS CIENTÍFICO-TECNOLÓGICOS E EDUCACIONAIS; RECONHECER A FÍ­SICA COMO UMA CONSTRUÇÃO HUMANA E COMPREENDER OS ASPECTOS HISTÓRICOS DE SUA PRODUÇÃO E SUAS RELAÇÕES COM O CONTEXTO AMBIENTAL, CULTURAL, SOCIOECONÔMICO E POLÍ­TICO. COM RELAÇÃO À BUSCA DE INFORMAÇÃO E À COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO: LER TEXTOS CIENTÍ­FICO-TECNOLÓGICOS EM IDIOMA PÁTRIO E ESTRANGEIRO; INTERPRETAR E UTILIZAR AS DIFERENTES FORMAS DE REPRESENTAÇÃO (TABELAS, GRÁFICOS, SÍ­MBOLOS, EXPRESSÕES, ETC.); ESCREVER E AVALIAR CRITICAMENTE MATERIAIS DIDÁTICOS, COMO LIVROS, APOSTILAS, MODELOS, PROGRAMAS COMPUTACIONAIS E MATERIAIS ALTERNATIVOS; COMUNICAR DE FORMA ORAL E ESCRITA PROJETOS E RESULTADOS DE PESQUISA NA LINGUAGEM EDUCACIONAL E CIENTÍ­FICA (TEXTO, RELATÓRIO, PARECER); ANALISAR SITUAÇÕES DE PRODUÇÃO ESCRITA, ORAL E IMAGÉTICA, VISANDO A UMA INSERÇÃO EM PRÁTICAS DE LINGUAGEM, ATRAVÉS DOS GÊNEROS DISCURSIVOS; COMPREENDER A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCRITA/LEITURA E DA PRODUÇÃO ORAL/ESCUTA, MEDIANTE O USO DE LINGUAGEM EM GÊNEROS DISCURSIVOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARIZADOS; COMPREENDER O FUNCIONAMENTO SOCIOPRAGMÁTICO DO TEXTO, SEU CONTEXTO DE EMERGÊNCIA, PRODUÇÃO, CIRCULAÇO E RECEPÇÃO, AS ESFERAS DE ATIVIDADE HUMANA, AS MANIFESTAÇÕES DE VOZES E PONTOS DE VISTA, A EMERGÊNCIA E A ATUAÇÃO DOS SERES DA ENUNCIAÇÃO NO ARRANJO DISCURSIVO DO TEXTO, A CONFIGURAÇÃO FORMAL MACRO E MICROESTRUTURAL; CONFRONTAR IDEIAS ENTRE SI, EXPLICITANDO OS CRITÉRIOS E DEFENDÊ-LAS OBSERVANDO RELAÇÕES DE CAUSA E EFEITO; RECONHECER A LINGUAGEM COMO VIA DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E INTERVENÇÃO NA REALIDADE SOCIAL. COM RELAÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E DA FÍ­SICA: REFLETIR DE FORMA CRÍ­TICA A SUA PRÁTICA EM SALA DE AULA, IDENTIFICANDO PROBLEMAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM; COMPREENDER E AVALIAR CRITICAMENTE OS ASPECTOS SOCIAIS, TECNOLÓGICOS, AMBIENTAIS, POLÍ­TICOS E ÉTICOS RELACIONADOS ÀS APLICAÇÕES DA FÍ­SICA NA SOCIEDADE; USAR A EXPERIMENTAÇÃO EM FÍ­SICA, COMO RECURSO DIDÁTICO; POSSUIR CONHECIMENTOS BÁSICOS DO USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E SUA APLICAÇÃO EM ENSINO DE FÍ­SICA; APLICAR PROCEDIMENTOS E NORMAS DE SEGURANÇA NO TRABALHO; CONHECER TEORIAS QUE FUNDAMENTAM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, OBJETIVANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA; CONHECER E APLICAR OS FUNDAMENTOS E MÉTODOS DE GESTÃO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; CONHECER E VIVENCIAR PROJETOS E PROPOSTAS CURRICULARES DE ENSINO DA FÍSICA. COM RELAÇÃO À  PROFISSÃO: TER CONSCIÊNCIA DA IMPORTÂNCIA SOCIAL DA PROFISSÃO COMO POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COLETIVO; DISSEMINAR E/OU UTILIZAR O CONHECIMENTO RELEVANTE PARA A COMUNIDADE; ATUAR EM ESPAÇOS EDUCATIVOS FORMAIS, NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, NAS DIFERENTES MODALIDADES, ASSIM COMO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS, DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO ESPECÍ­FICA, UTILIZANDO METODOLOGIA DE ENSINO VARIADA, CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DOS ESTUDANTES E PARA DESPERTAR O INTERESSE CIENTÍFICO NO EDUCANDO; ORGANIZAR E USAR LABORATÓRIOS DE FÍSICA; ESCREVER E ANALISAR CRITICAMENTE LIVROS DIDÁTICOS E PARADIDÁTICOS E INDICAR BIBLIOGRAFIA PARA O ENSINO DE FÍSICA; ANALISAR E ELABORAR PROGRAMAS PARA ESSES NÍVEIS DE ENSINO; EXERCER A SUA PROFISSÃO COM ESPÍ­RITO DINÂMICO, CRIATIVO, NA BUSCA DE NOVAS ALTERNATIVAS EDUCACIONAIS, ENFRENTANDO COMO DESAFIO AS DIFICULDADES DO MAGISTÉRIO; CONHECER CRITICAMENTE OS PROBLEMAS EDUCACIONAIS BRASILEIROS; IDENTIFICAR NO CONTEXTO DA REALIDADE ESCOLAR OS FATORES DETERMINANTES NO PROCESSO EDUCATIVO, TAIS COMO O CONTEXTO SOCIOECONÔMICO, POLÍ­TICA EDUCACIONAL, ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR E FATORES ESPECÍ­FICOS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍ­SICA; ASSUMIR CONSCIENTEMENTE A TAREFA EDUCATIVA, CUMPRINDO O PAPEL SOCIAL DE PREPARAR OS ALUNOS PARA O EXERCÍ­CIO CONSCIENTE DA CIDADANIA. TRABALHAR EM EQUIPE VISANDO APROVEITAR AS EXPERIÊNCIAS POSITIVAS DE OUTROS PROFISSIONAIS, EVITAR OS ERROS E EQUíVOCOS COMETIDOS E SOCIALIZAR O CONHECIMENTO PRODUZIDO. PLANEJAR E AVALIAR CONTINUAMENTE, A FIM DE ANTECIPAR PROBLEMAS E CORRIGIR RUMOS. SER UM MEDIADOR DA APRENDIZAGEM DE SEUS ALUNOS, BUSCANDO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PELOS MESMOS. ADOTAR UMA POSTURA ATIVA DE REFLEXÃO, AUTOAVALIAÇÃO E ESTUDO CONSTANTES. POSSUIR ATITUDE E POSTURA PROFISSIONAIS: CULTIVANDO PRÁTICAS E HÁBITOS SAUDÁVEIS; CUMPRINDO SEUS COMPROMISSOS; CULTUANDO VALORES E TRADIÇÕES; RESPEITANDO AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS; ACATANDO NORMAS E REGULAMENTOS; ACEITANDO A DIVERGÊNCIA E A DIVERSIDADE; TRATANDO A TODOS COM BONDADE, RESPEITO E EDUCAÇÃO.

MÓDULO DISCIPLINAS CH
1 ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 80
1 FÍSICA GERAL 80
1 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA 80
1 HISTÓRIA DA FILOSOFIA CIÊNCIA 40
1 LÍNGUA PORTUGUESA 40
2 ATIVIDADES COMPLEMENTARES 50
2 EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS - EAD 40
2 FILOSOFIA E ÉTICA PROFISSIONAL 40
2 FÍSICA I 80
2 FUNDAMENTOS DE QUÍMICA 40
2 GEOMETRIA ANALÍTICA 80
2 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM 40
2 SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 40
3 ÁLGEBRA LINEAR 80
3 ATIVIDADES COMPLEMENTARES 50
3 CÁLCULO I 80
3 FÍSICA II 80
3 METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO 40
3 PRÁTICA DE ENSINO DE FÍSICA I 80
4 ATIVIDADES COMPLEMENTARES 50
4 CÁLCULO II 80
4 EDUCAÇÃO AMBIENTAL - EAD 40
4 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO I 80
4 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE 80
4 FÍSICA III 80
4 PRÁTICA DE ENSINO DE FÍSICA II 80
5 ATIVIDADES COMPLEMENTARES 50
5 CÁLCULO III 80
5 DIDÁTICA: FUNDAMENTOS DA PRÁTICA DOCENTE 80
5 EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS - EAD 40
5 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO II 100
5 MECÂNICA GERAL I 80
5 PRÁTICA DE ENSINO DE FÍSICA III 80
5 TERMODINÂMICA 80
6 CÁLCULO IV 80
6 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO III 100
6 LIBRAS - EAD 40
6 MECÂNICA GERAL II 80
6 ONDAS E ÉTICA 80
7 ELETROMAGNETISMO 80
7 GESTÃO ESCOLAR: ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR 40
7 POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO 80
7 PRÁTICA DE FORMAÇÃO EM FÍSICA I 80
7 TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA 80
7 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 80
8 ESTRUTURA DA MATÉRIA 80
8 FÍSICA QUÂNTICA 80
8 FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 40
8 PRÁTICA DE FORMAÇÃO EM FÍSICA II 80
8 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II 80

OFERTADO NA MODALIDADE DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COM VISTAS À OBTENÇÃO DE CERTIFICADO DE PÓS-GRADUAÇÃO POR CONVALIDAÇÃO DE COMPETÊNCIA DE ACORDO COM:

  • LDB – LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996: ART. 47, §2°.
  • RESOLUÇÃO N° 1, DE 08 DE JUNHO DE 2007 ALTERADA PELA RESOLUÇÃO N° 5, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008: ART. 1º.
  • RESOLUÇÃO Nº 02, DE 1º DE JULHO DE 2015: ART. 1º.
  • PORTARIA NORMATIVA Nº 40, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007 ALTERADA PELA PORTARIA NORMATIVA Nº 23, DE 01 DE DEZEMBRO DE 2010: ART. 45.
  • NOTA TÉCNICA Nº 388/2013 REPUBLICADA EM 10 DE ABRIL DE 2015.