LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Informações

A AUSÊNCIA DE PROFISSIONAIS QUALIFICADOS PARA SUPRIR ESSA DEMANDA SE DEVE AOS SEGUINTES FATORES: NÚMERO INSUFICIENTE DE INGRESSANTES EM CURSOS DE LICENCIATURA, ALTOS Í­NDICES DE EVASÃO DE CURSOS SUPERIORES EM LICENCIATURAS, FALTA DE COLOCAÇÃO PROFISSIONAL RECONHECIDA, DESPRESTÁ­GIO QUE ALGUMAS ÁREAS DO SABER ADQUIRIRAM JUNTO AOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO, VALORIZAÇÃO DAS ÁREAS CLÁSSICAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL CONSTRUÍ­DA NO ÂMAGO DA CULTURA BRASILEIRA, ENTRE OUTRAS. CIENTE DA NECESSIDADE DE MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA NA CARREIRA DOCENTE, A FAMA DESENVOLVEU O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, QUE ALMEJA FORMAR PROFESSORES HABILITADOS A ATUAR NO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, APTOS A SEREM PROFISSIONAIS DE REFERÊNCIA EM SEUS AMBIENTES DE TRABALHO. O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA VISA POSSIBILITAR AO FUTURO PROFESSOR UMA BAGAGEM TEÓRICA E PRÁTICA QUE O HABILITE A ENCARAR OS DESAFIOS EDUCACIONAIS DA PROFISSÃO. ASSIM, ENTENDE-SE QUE O DOCENTE DO FUTURO DEVE EXERCITAR ALGUMAS HABILIDADES QUE SÃO ESSENCIAIS EM SUA FORMAÇÃO INICIAL. PARA O DESENVOLVIMENTO DESSAS HABILIDADES DESTACAMOS OS SEGUINTES OBJETIVOS: REFLETIR CRITICAMENTE SOBRE A REALIDADE, FUNDAMENTANDO-SE NUMA VISÃO HOLÍ­STICA DA SOCIEDADE; PROPOR METODOLOGIAS, TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS QUE CONDUZAM O ENSINO DE FORMA A PROPORCIONAR UMA APRENDIZAGEM EFETIVA E SOCIALIZADA POR PARTE DOS ALUNOS; ELABORAR TRABALHOS, ESTUDOS E PESQUISAS CAPAZES DE AMPLIAR A QUALIDADE DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM; FORMAR DOCENTES COMPROMETIDOS COM AS QUESTÕES RELATIVAS AO ENSINO E À APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA.

O ENGRESSO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DEVERÁ APRESENTAR O SEGUINTE PERFIL: O GRADUADO DEVERÁ ESTAR CAPACITADO AO EXERCÍ­CIO DO TRABALHO DE PROFESSOR DE MATEMÁTICA, EM TODAS AS SUAS DIMENSÕES, O QUE SUPÕE PLENO DOMÍ­NIO DA NATUREZA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO E DAS PRÁTICAS ESSENCIAIS DE SUA PRODUÇÃO E DIFUSÃO.FORMAÇÃO COMPLEMENTAR E INTERDISCIPLINAR, O PROFISSIONAL ESTARÁ EM CONDIÇÕES DE SUPRIR DEMANDAS SOCIAIS ESPECÍFICAS RELATIVAS AO SEU CAMPO DE CONHECIMENTO (MAGISTÉRIO EM TODOS OS GRAUS), POSSUIR UMA BOA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUAR ATUALIZANDO-SE POR MEIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA. UTILIZAR E APERFEIÇOAR AS NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, DE INFORMAÇO E COMUNICAÇÃO DISPONÍ­VEIS, PARTICULARMENTE AS DIRECIONADAS À  MATEMÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DE COMPUTADORES, PROGRAMAS, INTERNET, FILMES E OUTROS. TRABALHAR EM EQUIPE VISANDO APROVEITAR AS EXPERIÊNCIAS POSITIVAS DE OUTROS PROFISSIONAIS, EVITAR OS ERROS E EQUÍ­VOCOS COMETIDOS E SOCIALIZAR O CONHECIMENTO PRODUZIDO. PLANEJAR E AVALIAR CONTINUAMENTE, A FIM DE ANTECIPAR PROBLEMAS E CORRIGIR RUMOS. SER UM MEDIADOR DA APRENDIZAGEM DE SEUS ALUNOS, BUSCANDO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PELOS MESMOS. ADOTAR UMA POSTURA ATIVA DE REFLEXÃO, AUTOAVALIAÇÃO E ESTUDO CONSTANTES. POSSUIR ATITUDE E POSTURA PROFISSIONAIS: CULTIVANDO PRÁTICAS E HÁBITOS SAUDÁVEIS; CUMPRINDO SEUS COMPROMISSOS; CULTUANDO VALORES E TRADIÇÕES; RESPEITANDO AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS; ACATANDO NORMAS E REGULAMENTOS; ACEITANDO A DIVERGÊNCIA E A DIVERSIDADE; TRATANDO A TODOS COM BONDADE, RESPEITO E EDUCAÇÃO.

MÓDULO DISCIPLINAS CH
1 ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 80
1 FÍSICA GERAL 80
1 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA 80
1 HISTÓRIA DA FILOSOFIA DA CIÊNCIA 40
1 LÍNGUA PORTUGUESA 40
2 ATIVIDADES TEóRICO PRáTICAS DE APROFUNDAMENTO I 100
2 EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS 40
2 FILOSOFIA E ÉTICA PROFISSIONAL 40
2 FÍSICA I 80
2 FUNDAMENTOS DE QUÍMICA 40
2 GEOMETRIA ANALÍTICA 80
2 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM 40
2 SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 40
3 ÁLGEBRA LINEAR 80
3 ATIVIDADES TEóRICO-PRáTICAS DE APROFUNDAMENTO II 100
3 CÁLCULO I 80
3 FÍSICA II 80
3 METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO 40
3 PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA I 80
4 CÁLCULO II 80
4 EDUCAÇÃO AMBIENTAL 40
4 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO 1 100
4 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE 80
4 FÍSICA III 80
4 PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA II 80
5 CÁLCULO III 80
5 EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS 40
5 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO II 100
5 GEOMETRIA PLANA E CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS I 80
5 PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA III 80
5 TRIGONOMETRIA 80
6 DIDÁTICA: FUNDAMENTOS DA PRÁTICA DOCENTE 80
6 EQUAÇÕES DIFERENCIAIS 80
6 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO III 100
6 GEOMETRIA PLANA E CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS II 80
6 LIBRAS 40
6 PRáTICA DE FORMAçãO EM MATEMáTICA I 80
7 ESTáGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATóRIO IV 100
7 GEOMETRIA ESPACIAL 80
7 GESTÃO ESCOLAR: ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR 40
7 MATEMÁTICA FINANCEIRA 80
7 OPTATIVA I 80
7 POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO 40
7 PRÁTICA DE FORMAÇÃO EM MATEMÁTICA I 80
7 TRABALHO DE CONCLUSãO DE CURSO I 40
8 FUNDAMENTOS DA TEORIA DOS NÚMEROS 80
8 FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 40
8 OPTATIVA II 80
8 PRÁTICA DE FORMAÇÃO EM MATEMÁTICA II 80
Dicipllinas Optativas MATERIAIS MANIPULáVEIS NO ENSINO DE MATEMáTICA 80
Dicipllinas Optativas PRÁTICA DE PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES 80
Dicipllinas Optativas TóPICOS ESPECIAIS EM MATEMáTICA 80

-

O CURSO DE MATEMÁTICA DA FACULDADE MACHADO DE ASSIS OFERECE FORMAÇÃOO TEÓRICA E PRÁTICA E TEM COMO PRINCIPAL PROPÓSITO FORMAR PROFESSORES DE MATEMÁTICA, PARA A ATUAÇÃO NOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO.

ALÉM DA FORMAÇÃO DOCENTE, O GRADUANDO TEM OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DE INICIAÇÃO CIENTÍ­FICA, POR MEIO DAS ATIVIDADES ACADÊMICO-CULTURAIS E SEMINÁRIOS DE PESQUISA, HAJA VISTA A NECESSIDADE DA PESQUISA NA VIDA DE UM PROFESSOR. O PRESENTE CURSO TEM O COMPROMISSO DE FORMAR INTELECTUAIS PROFESSORES DA MAIS ALTA QUALIDADE, PARA QUE POSSAM SER PROFISSIONAIS CRÍ­TICOS E COM COMPETÊNCIA ÉTICA, COGNITIVA E CIENTÍ­FICA, ENVOLVIDOS E COMPROMETIDOS COM A EDUCAÇÃO, COM A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS E, ACIMA DE TUDO, COM A PROMOÇÃO DA DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO.

O PROFISSIONAL LICENCIADO EM MATEMáTICA PODERá: €“ EXERCER A DOCêNCIA NA EDUCAçãO BáSICA, NO ENSINO FUNDAMENTAL E NO ENSINO MéDIO; €“ EXERCER A DOCêNCIA NA EDUCAçãO NãO FORMAL, TAIS COMO MOVIMENTOS SOCIAIS E ORGANIZAçÃΜES NãO GOVERNAMENTAIS, PROJETOS DE EXTENSãO; €“ EXERCER A DOCêNCIA EM DIFERENTES MODALIDADES DE ENSINO, TAIS COMO EDUCAçãO PROFISSIONAL DE NíVEL MéDIO, EDUCAçãO à DISTâNCIA, EDUCAçãO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAçãO ESPECIAL; €“ PRODUZIR E DIFUNDIR CONHECIMENTO NA áREA DE ENSINO DE MATEMáTICA; €“ CONTINUAR SUA FORMAçãO ACADêMICA NA PóS-GRADUAçãO