GRADUAÇÃO / N/A / LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Informações

A AUSÊNCIA DE PROFISSIONAIS QUALIFICADOS PARA SUPRIR ESSA DEMANDA SE DEVE AOS SEGUINTES FATORES: NÚMERO INSUFICIENTE DE INGRESSANTES EM CURSOS DE LICENCIATURA, ALTOS Í­NDICES DE EVASÃO DE CURSOS SUPERIORES EM LICENCIATURAS, FALTA DE COLOCAÇÃO PROFISSIONAL RECONHECIDA, DESPRESTÁ­GIO QUE ALGUMAS ÁREAS DO SABER ADQUIRIRAM JUNTO AOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO, VALORIZAÇÃO DAS ÁREAS CLÁSSICAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL CONSTRUÍ­DA NO ÂMAGO DA CULTURA BRASILEIRA, ENTRE OUTRAS. CIENTE DA NECESSIDADE DE MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA NA CARREIRA DOCENTE, A FAMA DESENVOLVEU O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, QUE ALMEJA FORMAR PROFESSORES HABILITADOS A ATUAR NO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, APTOS A SEREM PROFISSIONAIS DE REFERÊNCIA EM SEUS AMBIENTES DE TRABALHO. O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA VISA POSSIBILITAR AO FUTURO PROFESSOR UMA BAGAGEM TEÓRICA E PRÁTICA QUE O HABILITE A ENCARAR OS DESAFIOS EDUCACIONAIS DA PROFISSÃO. ASSIM, ENTENDE-SE QUE O DOCENTE DO FUTURO DEVE EXERCITAR ALGUMAS HABILIDADES QUE SÃO ESSENCIAIS EM SUA FORMAÇÃO INICIAL. PARA O DESENVOLVIMENTO DESSAS HABILIDADES DESTACAMOS OS SEGUINTES OBJETIVOS: REFLETIR CRITICAMENTE SOBRE A REALIDADE, FUNDAMENTANDO-SE NUMA VISÃO HOLÍ­STICA DA SOCIEDADE; PROPOR METODOLOGIAS, TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS QUE CONDUZAM O ENSINO DE FORMA A PROPORCIONAR UMA APRENDIZAGEM EFETIVA E SOCIALIZADA POR PARTE DOS ALUNOS; ELABORAR TRABALHOS, ESTUDOS E PESQUISAS CAPAZES DE AMPLIAR A QUALIDADE DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM; FORMAR DOCENTES COMPROMETIDOS COM AS QUESTÕES RELATIVAS AO ENSINO E À APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA.

O ENGRESSO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DEVERÁ APRESENTAR O SEGUINTE PERFIL: O GRADUADO DEVERÁ ESTAR CAPACITADO AO EXERCÍ­CIO DO TRABALHO DE PROFESSOR DE MATEMÁTICA, EM TODAS AS SUAS DIMENSÕES, O QUE SUPÕE PLENO DOMÍ­NIO DA NATUREZA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO E DAS PRÁTICAS ESSENCIAIS DE SUA PRODUÇÃO E DIFUSÃO.FORMAÇÃO COMPLEMENTAR E INTERDISCIPLINAR, O PROFISSIONAL ESTARÁ EM CONDIÇÕES DE SUPRIR DEMANDAS SOCIAIS ESPECÍFICAS RELATIVAS AO SEU CAMPO DE CONHECIMENTO (MAGISTÉRIO EM TODOS OS GRAUS), POSSUIR UMA BOA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUAR ATUALIZANDO-SE POR MEIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA. UTILIZAR E APERFEIÇOAR AS NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, DE INFORMAÇO E COMUNICAÇÃO DISPONÍ­VEIS, PARTICULARMENTE AS DIRECIONADAS À  MATEMÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DE COMPUTADORES, PROGRAMAS, INTERNET, FILMES E OUTROS. TRABALHAR EM EQUIPE VISANDO APROVEITAR AS EXPERIÊNCIAS POSITIVAS DE OUTROS PROFISSIONAIS, EVITAR OS ERROS E EQUÍ­VOCOS COMETIDOS E SOCIALIZAR O CONHECIMENTO PRODUZIDO. PLANEJAR E AVALIAR CONTINUAMENTE, A FIM DE ANTECIPAR PROBLEMAS E CORRIGIR RUMOS. SER UM MEDIADOR DA APRENDIZAGEM DE SEUS ALUNOS, BUSCANDO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PELOS MESMOS. ADOTAR UMA POSTURA ATIVA DE REFLEXÃO, AUTOAVALIAÇÃO E ESTUDO CONSTANTES. POSSUIR ATITUDE E POSTURA PROFISSIONAIS: CULTIVANDO PRÁTICAS E HÁBITOS SAUDÁVEIS; CUMPRINDO SEUS COMPROMISSOS; CULTUANDO VALORES E TRADIÇÕES; RESPEITANDO AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS; ACATANDO NORMAS E REGULAMENTOS; ACEITANDO A DIVERGÊNCIA E A DIVERSIDADE; TRATANDO A TODOS COM BONDADE, RESPEITO E EDUCAÇÃO.

MÓDULO DISCIPLINAS CH
1 ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 80
1 FÍSICA GERAL 80
1 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA 80
1 HISTÓRIA DA FILOSOFIA DA CIÊNCIA 40
1 LÍNGUA PORTUGUESA 40
2 ATIVIDADES COMPLEMENTARES 50
2 EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS 40
2 FILOSOFIA E ÉTICA PROFISSIONAL 40
2 FÍSICA I 80
2 FUNDAMENTOS DE QUÍMICA 40
2 GEOMETRIA ANALÍTICA 80
2 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM 40
2 SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 40
3 ÁLGEBRA LINEAR 80
3 ATIVIDADES COMPLEMENTARES 50
3 CÁLCULO I 80
3 FÍSICA II 80
3 METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO 40
3 PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA I 80
4 ATIVIDADES COMPLEMENTARES 50
4 CÁLCULO II 80
4 EDUCAÇÃO AMBIENTAL 40
4 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO I 80
4 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE 80
4 FÍSICA III 80
4 PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA II 80
5 ATIVIDADES COMPLEMENTARES 50
5 CÁLCULO III 80
5 EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS 40
5 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO II 100
5 GEOMETRIA PLANA E CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS I 80
5 PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA III 80
5 TRIGONOMETRIA 80
6 CÁLCULO IV 80
6 DIDÁTICA: FUNDAMENTOS DA PRÁTICA DOCENTE 80
6 EQUAÇÕES DIFERENCIAIS 80
6 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO III 100
6 GEOMETRIA PLANA E CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS II 80
6 LIBRAS 40
7 GEOMETRIA ESPACIAL 80
7 GESTÃO ESCOLAR: ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR 40
7 MATEMÁTICA FINANCEIRA 80
7 POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO 80
7 PRÁTICA DE FORMAÇÃO EM MATEMÁTICA I 80
7 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 80
8 COMBINATÓRIA 80
8 FUNDAMENTOS DA TEORIA DOS NÚMEROS 80
8 FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 40
8 PRÁTICA DE FORMAÇÃO EM MATEMÁTICA II 80
8 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II 80

-

O CURSO DE MATEMáTICA DA FACULDADE MACHADO DE ASSIS OFERECE FORMAçãO TEóRICA E PRáTICA E TEM COMO PRINCIPAL PROPóSITO FORMAR PROFESSORES DE MATEMáTICA, PARA A ATUAçãO NOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MéDIO. ALéM DA FORMAçãO DOCENTE, O GRADUANDO TEM OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DE INICIAçãO CIENTíFICA, POR MEIO DAS ATIVIDADES ACADêMICO-CULTURAIS E SEMINáRIOS DE PESQUISA, HAJA VISTA A NECESSIDADE DA PESQUISA NA VIDA DE UM PROFESSOR. O PRESENTE CURSO TEM O COMPROMISSO DE FORMAR INTELECTUAIS PROFESSORES DA MAIS ALTA QUALIDADE, PARA QUE POSSAM SER PROFISSIONAIS CRíTICOS E COM COMPETêNCIA éTICA, COGNITIVA E CIENTíFICA, ENVOLVIDOS E COMPROMETIDOS COM A EDUCAçãO, COM A FORMAçãO DE CIDADãOS E, ACIMA DE TUDO, COM A PROMOçãO DA DEMOCRATIZAçãO DO CONHECIMENTO.

O PROFISSIONAL LICENCIADO EM MATEMáTICA PODERá: €“ EXERCER A DOCêNCIA NA EDUCAçãO BáSICA, NO ENSINO FUNDAMENTAL E NO ENSINO MéDIO; €“ EXERCER A DOCêNCIA NA EDUCAçãO NãO FORMAL, TAIS COMO MOVIMENTOS SOCIAIS E ORGANIZAçÃΜES NãO GOVERNAMENTAIS, PROJETOS DE EXTENSãO; €“ EXERCER A DOCêNCIA EM DIFERENTES MODALIDADES DE ENSINO, TAIS COMO EDUCAçãO PROFISSIONAL DE NíVEL MéDIO, EDUCAçãO à DISTâNCIA, EDUCAçãO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAçãO ESPECIAL; €“ PRODUZIR E DIFUNDIR CONHECIMENTO NA áREA DE ENSINO DE MATEMáTICA; €“ CONTINUAR SUA FORMAçãO ACADêMICA NA PóS-GRADUAçãO