GRADUAÇÃO / N/A / LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Informações

O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA OFERECE O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS TÉCNICAS E COMPORTAMENTAIS PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO COMO PEDAGOGO PREPARADO PARA A GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR,PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA, BEM COMO PARA ATUAR EM ESPAÇOS CORPORATIVOS.

O CURSO É DESTINADO AOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO QUE PRETENDEM INGRESSAR NA CARREIRA EDUCACIONAL COMO GESTORES E/OU PROFESSORES.

MÓDULO DISCIPLINAS CH
1 ATIVIDADES TEóRICO-PRáTICAS DE APROFUNDAMENTO I 25
1 FUNDAMENTOS SOCIOLóGICOS E FILOSóFICOS DA EDUCAçãO 80
1 HISTóRIA DA EDUCAçãO 80
1 LABORATóRIO DE PRáTICA PEDAGóGICA I 80
1 ORGANIZAçãO CURRICULAR E PROJETO POLíTICO PEDAGóGICO 40
1 POLíTICA EDUCACIONAL E ORGANIZAçãO DA EDUCAçãO BáSICA BRASILEIRA 80
1 PSICOLOGIA DA EDUCAçãO 80
2 ARTE E LINGUAGEM 40
2 ATIVIDADES TEóRICO-PRáTICAS DE APROFUNDAMENTO II 25
2 FORMAçãO PEDAGóGICA DO EDUCADOR INFANTIL 80
2 HISTóRIA DA INFâNCIA E MULTICULTURALIMO 80
2 LABORATóRIO DE PRáTICA EM EDUCAçãO INFANTIL 80
2 LEITURA E PRODUçãO DE TEXTOS 40
2 LúDICO E MUSICALIZAçãO NA EDUCAçãO 80
2 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM 40
3 ATIVIDADES TEóRICO-PRáTICAS DE APROFUNDAMENTO III 25
3 FUNDAMENTOS METODOLóGICOS DA LíNGUA PORTUGUESA 80
3 FUNDAMENTOS METODOLóGICOS DA MATEMáTICA 80
3 FUNDAMENTOS METODOLóGICOS DAS CIêNCIAS NATURAIS 80
3 FUNDAMENTOS METODOLóGICOS DAS CIêNCIAS SOCIAIS 80
3 LABORATóRIO DE PRáTICA EM ALFABETIZAçãO 80
4 ATIVIDADES TEóRICO-PRáTICAS DE APROFUNDAMENTO IV 25
4 DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM 40
4 EDUCAçãO ESPECIAL E EDUCAçãO INCLUSIVA 80
4 FUNDAMENTOS DE PSICOPEDAGOGIA 80
4 LíNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS 80
5 CULTURA ORGANIZACIONAL NAS ESCOLAS 80
5 DIDáTICA: PLANEJAMENTO E AVALIAçãO NA PRáTICA DOCENTE 80
5 ELABORAçãO E GESTãO DE PROJETOS EDUCATIVOS 80
5 ESTáGIO SUPERVISIONADO I – EDUCAçãO INFANTIL 100
5 PEDAGOGIA EM INSTITUIçõES NãO ESCOLARES 80
5 PRINCíPIOS E MéTODOS EM GESTãO EDUCACIONAL: ADMINISTRAçãO E SUPERVISãO 80
6 ANTROPOLOGIA E DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL 80
6 AVALIAçãO EDUCACIONAL E DE ENSINO 40
6 EDUCAçãO ESCOLAR INDíGENA 40
6 EDUCAçãO, MEIO AMBIENTE E EDUCAçãO AMBIENTAL 80
6 ESTáGIO SUPERVISIONADO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 100
6 ÉTICA, DIREITOS HUMANOS E EDUCAçãO 80
6 HISTóRIA DA ÁFRICA E CULTURA AFRODESCENDENTE 80
6 LABORATóRIO DE PRáTICA PEDAGóGICA 40
7 ESTáGIO SUPERVISIONADO III – GESTãO ESCOLAR 100
7 MéTODOS E TéCNICAS DO TRABALHO CIENTíFICO E DA PESQUISA 80
7 ORGANIZAçãO DO TRABALHO DOCENTE 80
7 PESQUISA EDUCACIONAL 40
7 TECNOLOGIA EM EDUCAçãO: LINGUAGEM E OUTROS CóDIGOS 80
7 TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO I 80
8 EDUCAçãO DE JOVENS E ADULTOS 80
8 ESTáGIO SUPERVISIONADO IV – ENSINO MéDIO 100
8 ESTáGIO SUPERVISIONADO IV – ENSINO MéDIO: MODALIDADE NORMAL E EDUCAçãO PROFISSIONAL 100
8 ESTATUTO DA CRIANçA E DO ADOLESCENTE 80
8 FORMAçãO DOCENTE PARA A EDUCAçãO PROFISSIONAL 80
8 LABORATóRIO DE PRáTICA PEDAGóGICA EM EDUCAçãO DE JOVENS E ADULTOS 80
8 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 25

-

CONHECIMENTOS TRABALHADOS — COMPREENSãO DA REALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA ATUAR NESSE CENáRIO. — DESENVOLVIMENTO TEóRICO E PRáTICO NAS PRINCIPAIS FORMAS DE PEDAGOGIA. — COMPREENSãO DO PROCESSO DE APRENDIZADO DO INDIVíDUO. — TéCNICAS PEDAGóGICAS DE INTERAçãO COM ALUNOS, LEVANDO EM CONTA O POTENCIAL EDUCACIONAL DO PROCESSO. — COMPREENDER E DESENVOLVER TéCNICAS PEDAGóGICAS DIRECIONADAS PARA CRIANçAS DE ZERO A CINCO ANOS. — PROMOVER UMA BOA RELAçãO ENTRE PAIS E ALUNOS, INCENTIVANDO A PARTICIPAçãO NO PROCESSO DE EDUCATIVO. — A COMPREENSãO DE CONTEXTOS SOCIAIS, CULTURAIS E HISTóRICOS E O RESPEITO à DIVERSIDADE. — ENTENDER O PERFIL ADMINISTRATIVO DAS INSTITUIçÃΜES DE ENSINO BRASILEIRA, PARA PARTICIPAR ATIVAMENTE DO PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAçãO E AVALIAçãO DE SOLUçÃΜES.

ÁREAS DE ATUAçãO €¢ ESCOLAS PúBLICAS E PRIVADAS. €¢ EMPRESAS. €¢ HOSPITAIS. €¢ ONGS. €¢ INSTITUTOS DE PESQUISA. €¢ EDITORAS. €¢ EMISSORAS DE RáDIO E TV. €¢ CONSULTORIA E ASSESSORAMENTO EM INSTITUIçÃΜES EDUCACIONAIS.