LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Informações

O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA OFERECE O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS TÉCNICAS E COMPORTAMENTAIS PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO COMO PEDAGOGO PREPARADO PARA A GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR,PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA, BEM COMO PARA ATUAR EM ESPAÇOS CORPORATIVOS.

O CURSO É DESTINADO AOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO QUE PRETENDEM INGRESSAR NA CARREIRA EDUCACIONAL COMO GESTORES E/OU PROFESSORES.

MÓDULO DISCIPLINAS CH
1 ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DE APROFUNDAMENTO I 25
1 FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO 80
1 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 80
1 LABORATÓRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA I 80
1 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 40
1 POLÍTICA EDUCACIONAL E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA 80
1 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 80
2 ARTE E LINGUAGEM 40
2 ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DE APROFUNDAMENTO II 25
2 FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO EDUCADOR INFANTIL 80
2 HISTÓRIA DA INFÂNCIA E MULTICULTURALIMO 80
2 LABORATÓRIO DE PRÁTICA EM EDUCAÇÃO INFANTIL 80
2 LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS 40
2 LÚDICO E MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO 80
2 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM 40
3 ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DE APROFUNDAMENTO III 25
3 FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DA LÍNGUA PORTUGUESA 80
3 FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DA MATEMÁTICA 80
3 FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DAS CIÊNCIAS NATURAIS 80
3 FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 80
3 LABORATÓRIO DE PRÁTICA EM ALFABETIZAÇÃO 80
4 ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DE APROFUNDAMENTO IV 25
4 DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM 40
4 EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA 80
4 FUNDAMENTOS DE PSICOPEDAGOGIA 80
4 LíNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS 80
5 CULTURA ORGANIZACIONAL NAS ESCOLAS 80
5 DIDÁTICA: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE 80
5 ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS EDUCATIVOS 80
5 ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – EDUCAÇÃO INFANTIL 100
5 PEDAGOGIA EM INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES 80
5 PRINCÍPIOS E MÉTODOS EM GESTÃO EDUCACIONAL: ADMINISTRAÇÃO E SUPERVISÃO 80
6 ANTROPOLOGIA E DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL 80
6 AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E DE ENSINO 40
6 EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA 40
6 EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL 80
6 ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 100
6 ÉTICA, DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO 80
6 HISTÓRIA DA ÁFRICA E CULTURA AFRODESCENDENTE 80
6 LABORATÓRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA 40
7 ESTÁGIO SUPERVISIONADO III – GESTÃO ESCOLAR 100
7 MÉTODOS E TÉCNICAS DO TRABALHO CIENTÍFICO E DA PESQUISA 80
7 ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE 80
7 PESQUISA EDUCACIONAL 40
7 TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO: LINGUAGEM E OUTROS CÓDIGOS 80
7 TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO I 80
8 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 80
8 ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV – ENSINO MÉDIO 100
8 ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV – ENSINO MÉDIO: MODALIDADE NORMAL E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 100
8 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 80
8 FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 80
8 LABORATÓRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 80
8 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 25

-

CONHECIMENTOS TRABALHADOS
— COMPREENSÃO DA REALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA ATUAR NESSE CENÁRIO.
— DESENVOLVIMENTO TEÓRICO E PRÁTICO NAS PRINCIPAIS FORMAS DE PEDAGOGIA.
— COMPREENSÃO DO PROCESSO DE APRENDIZADO DO INDIVÍDUO.
— TÉCNICAS PEDAGÓGICAS DE INTERAÇÃO COM ALUNOS, LEVANDO EM CONTA O POTENCIAL EDUCACIONAL DO PROCESSO.
— COMPREENDER E DESENVOLVER TÉCNICAS PEDAGÓGICAS DIRECIONADAS PARA CRIANÇAS DE ZERO A CINCO ANOS.
— PROMOVER UMA BOA RELAÇÃO ENTRE PAIS E ALUNOS, INCENTIVANDO A PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO DE EDUCATIVO.
— A COMPREENSÃO DE CONTEXTOS SOCIAIS, CULTURAIS E HISTÓRICOS E O RESPEITO Á  DIVERSIDADE.
— ENTENDER O PERFIL ADMINISTRATIVO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO BRASILEIRA, PARA PARTICIPAR ATIVAMENTE DO PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE SOLUÇÕES.

ÁREAS DE ATUAÇÕES:
ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS.
EMPRESAS.
HOSPITAIS.
ONGS.
INSTITUTOS DE PESQUISA.
EDITORAS.
EMISSORAS DE RÁDIO E TV.
CONSULTORIA E ASSESSORAMENTO EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS.