Institucional

A expansão econômica de Curitiba e Região Metropolitana, ampliou a demanda por profissionais com sólida formação teórica e prática, capazes de utilizar modernas ferramentas de gestão empresarial. Buscando atender a esta crescente demanda, a FAMA (Faculdade de Tecnologia Machado de Assis) oferece cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e a distância. Por ser polo da faculdade ALFAMÉRICA, todos os cursos a distância são certificados pela ALFAMÉRICA, uma instituição conceituada com nota 4 no MEC.

Seguindo uma política de qualidade e inovação constante, estamos sempre ofertando novos cursos direcionados ao mercado profissional. Proporcionamos uma capacitação de qualidade que valoriza a prática das atividades que o futuro profissional irá desempenhar. Para isto, os nossos professores são profissionais atuantes e valorizados no mercado com grande experiência didática.

A Faculdade de Tecnologia Machado de Assis tem como proposta pedagógica atender às demandas do mercado de trabalho e as características ditadas validadas pelos requisitos regionais. O nosso objetivo é resgatar o processo de ensino e aprendizagem, valorizando o contato e o diálogo com a comunidade. Acreditamos que o saber aqui produzido pode provocar melhorias concretas e novas formas de ler e fazer o mundo.

Neste contexto, não há espaço para passos tímidos e para a ideia de acomodação, por isso, a FAMA pretende ser uma instituição em constante desenvolvimento e renovação, reafirmando o seu valor e a sua vontade de servir bem e melhor.

Assim, investimos no desenvolvimento de uma capacidade empreendedora, isto é, na tarefa perene de inovar e de submeter-se a riscos inteligentes, agindo com rapidez e eficiência para se adaptar às contínuas mudanças do ambiente econômico, social, político e cultural.

Como instituição educacional, tem por finalidade o desenvolvimento de um processo educacional voltado à formação humana e científico-acadêmica de profissionais nas mais diversas áreas do saber, com a formação das competências, habilidades e atitudes necessárias ao atendimento às demandas crescentes do cenário humano e social.

A partir da evolução do pensamento educacional, não há como pensar na educação sem situá-la no interior da cultura e da sociedade, o que significa compreender as relações e as sínteses possíveis entre o indivíduo e a sociedade.

As exigências destinadas à prática educativa da instituição, nos leva a formar profissionais competentes e críticos para que o sujeito da aprendizagem perceba o seu papel social, tendo como norte a perspectiva da formação humana integral.

Todos os cursos da FAMA têm como base os fundamentos das ciências humanas, de modo a desviar da visão reducionista, fragmentada e superficial de um ensino superior tecnicista.

Ensino

A Faculdade FAMA ministra o ensino de 27 cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância, altamente requisitados pelo mercado. Além disto, oferecemos cursos de segunda graduação em pedagogia e licenciatura em letras e complementação pedagógica em letras. Por ser polo da faculdade ALFAMÉRICA, todos os cursos a distância são certificados pela ALFAMÉRICA, uma instituição conceituada com nota 4 no MEC.

História

A Faculdade de Tecnologia Machado de Assis (Fama) atua desde 2005 em Curitiba, levando conhecimento e desenvolvimento a toda a Região. A sua criação foi motivada pela expansão econômica da cidade que intensificou a busca por profissionais qualificados e com uma sólida formação teórica e prática em ferramentas de gestão empresarial.

Para atender a essa demanda, a Fama desenvolveu cursos de graduação tecnológica reconhecidos pelo MEC e pelo mercado.

Atualmente, além de cursos tecnológicos, a FAMA oferece cursos de bacharelado e licenciaturas.

Através de uma valiosa parceria assumida com a Faculdade ALFAMÉRICA, a FAMA se tornou polo, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação na modalidade EAD. Todos os cursos a distância são certificados pela ALFAMÉRICA, uma instituição com nota 4 no MEC.

Outro aspecto inovador da instituição está na valorização da prática supervisionada direcionada às necessidades de mercado. Essa expertise foi adquirida com a formação de um corpo docente atuante e com grande experiência didática.

A sua história também foi marcada por sua capacidade de diálogo com a comunidade, proporcionando melhorias concretas para desenvolver novas formas de ler mundo. A FAMA acredita que não há espaço para passos tímidos e para acomodação no mundo globalizado. Sendo assim, investe na sua capacidade empreendedora para inovar e submeter-se a riscos inteligentes adaptando-se às contínuas mudanças do ambiente econômico, social, político e cultural.

Missão e Objetivo

Missão: Promover uma capacitação profissional capaz de ampliar a inclusão social e o desenvolvimento econômico por meio da disseminação do conhecimento com políticas de inovações constantes.

Objetivo: A Faculdade FAMA tem por objetivo ofertar cursos de graduação superior que possibilitem a formação humano científico e acadêmica, proporcionando o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes necessárias ao atendimento de crescentes demandas do cenário humano e social.

Administração

Diretoria:
Diretor Geral: Prof. Geraldo Pereira dos Santos
​Diretor Acadêmico: Prof. Leonardo Silva

Coordenação:
Coordenador de Educação: Prof. Fernando Corrêa
Coordenação de Gestão: Prof. Ubirajara Acácio Pereira

Atendimento Acadêmico e Pedagógico

Horário de Atendimento Pedagógico:
Educação: 18:00 às 21:00 (seg. à qui)
Gestão: 18:00 às 20:00 (seg. à qui)

Secretaria:
Seg – Qui: 08:00 às 21:00
Sex: 08:00 às 20:00
Sáb: 08:00 às 12:00.

CPA

Comissão Permanente de Avaliação

A Autoavaliação Institucional (AI) é uma atividade que constitui um processo de caráter diagnóstico, formativo e de compromisso coletivo. Entre os seus objetivos podemos destacar a identificação do perfil institucional e o significado da sua atuação por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores. Esta autoavaliação observa os princípios do Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior e a singularidade da universidade.

Na FAMA, a avaliação institucional tem os seguintes objetivos:

  • Avaliar a eficácia e efetividade acadêmica e social das ações educacionais desenvolvidas pela FAMA para definir o seu perfil institucional;
  • Manter-se em sintonia com a política nacional de avaliação da educação superior;
  • Subsidiar o planejamento da gestão acadêmica e administrativa e, ao mesmo tempo, prestar contas à sociedade sobre a qualidade dos serviços educacionais.

Legislação que ampara a CPA:

  • Regimento Interno da CPA/FAMA;
  • Portaria Normativa Nº 40, de 12 de dezembro de 2007 (republicada em 2010) que implanta o Instrumento de Avaliação Institucional Externa para fins de credenciamento e recredenciamento de universidades;
  • Lei Nº 10.861, de 14 de Abril de 2004 – SINAES que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior;
  • Portaria MEC Nº 821, de 24 de Agosto de 2009 – Prazo postagem relatório CPA;
  • Nota Técnica Nº 065/2014 INEP/DAES/CONAES.

Composição atual da CPA:

Coordenador:
Professor Fernando Bonilauri Zageski.

Representante do corpo docente:
Professor Waldemar Domingos

Representante do corpo técnico administrativo:
Professor Ubirajara Acácio Pereira

Representante da Comunidade:
Ana Carla Luy Alonso

Representante do corpo discente:
Ivelise do Rocio Assumpção Paesano

Biblioteca

Abaixo você encontra as informações necessárias para utilizar da melhor forma todos os serviços oferecidos pela Biblioteca da FAMA.

Horário de Atendimento

De segunda a sexta-feira, das 12h00 às 21h00.

Aos sábados, das 8h00 às 12h00; e quando há aula de 2ª. Graduação das 8h00 às 17h00.

Em período de férias, das 12h00 às 18h00 (meses de julho, dezembro e janeiro).

Consulta ao Acervo

Clique aqui para acessar nosso acervo.

Clique aqui para acessar nosso acervo na BIBLIOTECA DIGITAL (lembrando que a sus senha de acesso é o seu CPF + sua data de nascimento).

Tutorial para efetuar pesquisa de materiais.

Serviços

Clique aqui para acessar o Regulamento da Biblioteca

Clique aqui para acessar as Normas para Apresentação de Trabalhos

Empréstimo interbibliotecário: Os usuários poderão efetuar empréstimos interbibliotecários, de material que não exista no acervo da biblioteca, em instituições que disponibilizem este serviço; Para tanto, devem solicitar o formulário de autorização no setor balcão de empréstimos, informando o (s) título (s) a ser (em) emprestado (s) e a biblioteca fornecedora; É de responsabilidade do usuário, retirar e devolver as publicações emprestadas e apresentar à biblioteca o recibo de devolução.

Obs.: O usuário deve obedecer às regras da biblioteca fornecedora.

Periódicos On Line

Portal de Periódicos - CAPES/MEC

SciELO - Scientific Electronic Library Online (Periódicos Científicos Brasileiros)

ScienceDirect

Base de Dados Interessantes

ABNT

Acervo Digital da Biblioteca Nacional

BDTD - Biblioteca de Dissertações e Teses do IBICT

Ministério da Educação e Cultura - MEC

Patentes Online

Portal Domínio Público

Portal Domínio Público: Teses e Dissertações

Programa de Legislação Educacional Integrada - PROLEI

SciELO Books

SICON - Senado Federal

Fale Conosco

E-mail: bibliotecasc@sema.edu.br

Tel.: (41) 3020-5700 Ramal 2

Bolsas e Financiamentos

FIES PROUNI

FAMA Social

Solicite Informações

Crédito Educativo

entre em contato com nosso setor financeiro: financeiro@sema.edu.br

Infraestrutura

Campus Santa Cândida: A área de convivência possui capacidade para 300 alunos por turno. O espaço de 150 m², conta com hall de entrada e mesas fixas para a convivência de alunos.

1) Banheiros para alunos: o campus conta com seis banheiros, masculino e feminino, com capacidade para atender 800 alunos. Área total de 40 m². Todos os pavimentos possuem banheiros, instalações para PNE e elevador de acesso.

2) Banheiros para professores e funcionários: professores e funcionários utilizam banheiro anexo a sala dos professores. No piso térreo do prédio os funcionários contam com banheiros masculino e feminino.

3) Biblioteca: a biblioteca do campus Santa Cândida apresenta capacidade para 60 alunos com área total de 120 m². A biblioteca possui acesso ao acervo informatizado e 120 consultas integradas entre campi. O espaço conta ainda com acesso para portadores de necessidades especiais.

4) Copa/cozinha: com 15m², a copa é utilizada pelos funcionários e localiza-se na casa administrativa.

5) Casa administrativa: com 200m², o espaço conta com 4 salas utilizadas pela direção, coordenação de cursos, financeiro, almoxarifado, manutenção e zeladoria.

6) Cantina: situada no pavimento térreo, possui 40m² com capacidade para 150 alunos, sendo adjacente ao pátio. O espaço dá acesso ao estacionamento de professores e possui área fechada com mesas e cadeiras.

7) Estacionamento para alunos: com 1250 m² incluindo espaço para portadores de necessidades especiais, o estacionamento possui capacidade para 100 vagas.

8) Estacionamento para professores e funcionários: o campus Santa Cândida conta com estacionamento para professores e funcionários com área total de 500 m² e capacidade para 40 carros;

9) Laboratório de informática: com 60m² possui capacidade para 60 alunos que se utilizam de 30 máquinas com softwares de apoio.

10) Sala da equipe de apoio Pedagógico: possui área total de 15m². O espaço é destinado a tutores e professores para atividades de apoio à aprendizagem e orientação pedagógica;

11) Sala de monitoria: com 10 m² localiza-se na biblioteca do campus e destina-se à atuação do aluno monitor;

12) Área de lazer: com capacidade para 300 alunos e área total de 200m², o espaço conta com mesas e cadeira integradas a área da cantina. Conta ainda com um hall de entrada e corredores largos;

13) Sala da direção: com área total de 12 m², é utilizada pela direção no campus e apresenta capacidade para o atendimento de 4 pessoas;

14) Sala de coordenação: possui 12 m² e tem capacidade para atender a 4 alunos.

15) Sala de estudos: com capacidade para 10 alunos e 20 m² a biblioteca possui salas de estudo individuais e em grupo;

16) Sala de meios: possui 3 salas, uma em cada andar, com área de 10 m², para apoio de meios utilizados em sala de aula;

17) Sala de professores: com 20 m², o espaço é equipado com computador e acesso à internet. Destina-se ao descanso e preparação de aulas;

18) Gabinetes para professores: possui 10 gabinetes com tamanhos variados, usados individualmente por professores com carga horária maior que 20 horas semanais.

19) Salas de aulas: o campus sede possui 16 salas de aula com capacidade para 800 alunos com área total de 1000 m². Uma parcela importante das salas já possuem TV plasma, LCD e LED. O espaço conta ainda com acesso para portadores de necessidades especiais (rampas e salas no térreo) e cadeiras almofadadas;

20) Sala da Secretaria: com área total de 15 m² e capacidade de atendimento para 50 alunos, o espaço conta com suporte de computadores, fax, internet, sistemas acadêmicos informatizados e interligados à rede entre os campi.

Editais e Resoluções

EDITAL VESTIBULAR

Vestibular Agendado 2018

EDITAL PÓS-GRADUAÇÃO Nº 03/2017

Pós-graduação

Representações

Galeria

Revistas Acadêmicas

Regimentos

Clique nos botões para baixar os documentos.