Institucional

A expansão econômica de Curitiba e Região Metropolitana criou a necessidade de novos profissionais, com sólida formação teórica e prática na utilização de modernas ferramentas de Gestão Empresarial.
Buscando atender a esta demanda crescente, A FAMA (Faculdade de Tecnologia Machado de Assis) oferece cursos tecnológicos de nível superior reconhecidos pelo MEC e pelo mercado.
Seguindo uma política de qualidade e inovação constante, estamos sempre ofertando novos cursos direcionados ao mercado profissional.
Proporcionamos capacitação aos nossos alunos em prazo menor que os cursos superiores tradicionais e valorizamos a prática das atividades que o futuro profissional irá desempenhar, aliando as aulas teóricas com a prática supervisionada. Para isto, nossos professores são profissionais atuantes e valorizados no mercado, além de possuírem grande experiência didática.
A Faculdade de Tecnologia Machado de Assis tem como proposta pedagógica o maior atendimento às demandas do mercado de trabalho e às características ditadas pelos requisitos regionais, resgatando diretamente o processo de ensino/aprendizagem significativo, valorizando o contato, o diálogo com a comunidade, difundindo o saber aqui produzido e, assim, efetivar melhorias concretas, novas formas de ler e fazer o mundo no qual se insere o indivíduo.

Neste contexto, não há espaço para passos tímidos e para a ideia da acomodação e, por isso, a FAMA pretende ser uma Instituição em desenvolvimento e renovação contínuos, numa afirmação de seu valor e vontade de servir bem e  melhor. Assim, investe no desenvolvimento de uma capacidade empreendedora, isto é, na tarefa perene de inovar e de submeter-se a riscos inteligentes, na de agir com rapidez e eficiência para se adaptar às contínuas mudanças do ambiente econômico, social, político e cultural.

Como Instituição Educacional, tem por finalidade o desenvolvimento de um processo educacional voltado à formação humana e científico-acadêmica de profissionais nas mais diversas áreas do saber, com a formação das competências, habilidades e atitudes necessárias ao atendimento às demandas crescentes do cenário humano-social, complexo e competitivo.

A partir da evolução do pensamento educacional, não há como pensar na educação sem situá-la no interior da cultura e da sociedade, o que significa compreender as relações e as sínteses possíveis entre o individual e o social, as exigências do campo de atuação a que se destina e a prática educativa da instituição formadora de profissionais, com a necessária competência e a consequente criticidade para que o sujeito da aprendizagem se perceba em seu papel e em sua inserção social, tendo como norte a perspectiva da formação humana integral.

Todos os cursos da FAMA tem uma base nos fundamentos das Ciências Humanas, a fim de se desviar da visão reducionista, fragmentada e superficial de um Ensino Superior tecnicista.

Ensino

A Faculdade FAMA ministra o ensino da graduação em áreas do conhecimento voltadas para  administração, Letras – Português e Inglês, Física, História, Matemática, Pedagogia, Gestão Hospitalar, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Comércio Exterior, Marketing e Logística.

História

A Faculdade de Tecnologia Machado de Assis (Fama) atua desde  2005, em Curitiba, levando conhecimento e desenvolvimento a toda Região.  Sua criação foi motivada pela expansão econômica da cidade que intensificou a busca por  profissionais qualificados e com sólida formação teórica e prática em  ferramentas de Gestão Empresarial.

Para atender essa demanda, a Fama desenvolveu cursos tecnológicos de nível superior reconhecidos pelo MEC e pelo mercado. Em 2016 a FAMA foi integrada ao  Grupo Andrade Martins ampliando assim, seu potencial de disseminar o conhecimento. Seu diferencial está em sua capacidade de proporcionar formação em prazos mais curtos que os oferecidos em cursos superiores tradicionais.

Outro aspecto inovador da instituição está na valorização da prática supervisionada direcionada às necessidades de mercado.  Essa expertise foi adquirida com a formação de um corpo docente  atuante e com grande  experiência didática.
Sua história também foi marcada por sua capacidade de diálogo com a comunidade, proporcionando melhorias concretas para desenvolver novas formas de ler mundo. A FAMA acredita que não há espaço para passos tímidos e para acomodação no mundo  globalizado e urgência da atualidade. Sendo assim, investe em sua  capacidade empreendedora para  inovar e submeter-se a riscos inteligentes adaptando-se  às contínuas mudanças do ambiente econômico, social, político e cultural.

Missão e Objetivo

Missão: Promover uma capacitação profissional capaz de ampliar a inclusão social e o desenvolvimento econômico da região por meio da disseminação do conhecimento com  políticas de  inovação constantes.

Objetivo: A Faculdade FAMA, tem por objetivo ofertar cursos tecnológicos de nível superior que possibilitem a formação humana  científico e acadêmica proporcionando  o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes necessárias ao atendimento de  demandas crescentes do cenário humano e social.

Administração

Diretoria:

Diretor Geral: Prof. Geraldo Pereira dos Santos
​Diretor Acadêmico: Prof. Leonardo Silva

 

Coordenação:

Coordenador de Educação: Prof. Fernando Corrêa
Coordenação de Gestão: Prof. Ubirajara Acácio Pereira
Atendimento Acadêmico e Pedagógico
Horário de Atendimento Pedagógico: Educação 18:00 às 21:00 (seg. à qui) e Gestão 18:00 às 20:00 (seg. à qui).
Secretaria: Seg – Qui: 08:00 às 21:00, Sex: 08:00 às 20:00 e Sáb: 08:00 às 12:00.
CPA

Comissão Permanente de Avaliação

A Autoavaliação Institucional (AI) é uma atividade que constitui um processo de caráter diagnóstico, formativo e de compromisso coletivo, tendo como objetivo identificar o perfil institucional e o significado de sua atuação por meio de sua atividades, cursos, programas, projetos e setores, observados os princípios do Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior, e as singularidades da Universidade.

Na FAMA, a avaliação institucional tem como objetivos:
 

Avaliar a eficácia e efetividade acadêmica e social das ações educacionais desenvolvidas pela FAMA para definir o seu perfil institucional;
Manter-se em sintonia com a política nacional de avaliação da educação superior;
Subsidiar o planejamento da gestão acadêmica e administrativa e, ao mesmo tempo prestar contas à sociedade sobre a qualidade dos serviços educacionais.

 

Legislação que ampara a CPA
Regimento Interno da CPA/FAMA
Portaria Normativa Nº 40, de 12 de dezembro de 2007 (republicada em 2010) que implanta o Instrumento de Avaliação Institucional Externa para fins de credenciamento e recredenciamento de universidades.
Lei Nº 10.861, de 14 de Abril de 2004 SINAES. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras Providências.
Portaria Mec Nº 821, de 24 de Agosto de 2009- Prazo postagem relatório CPA.
Nota Técnica Nº 065/2014 INEP/DAES/CONAES
1. Composição atual da CPA.
 
Coordenador:
Professor Fernando Bonilauri Zageski.
Representantes do corpo docente:
Professor Waldemar Domingos
Representantes corpo Técnico Administrativo:
Professor Ubirajara Acácio Pereira
Representante da Comunidade:
Ana Carla Luy Alonso
Representantes corpo discente:
Ivelise do Rocio Assumpção Paesano.

Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências.

Biblioteca

ÁREA DE LÍNGUA INGLESA

 

chat, forum, exercícios, dicionário e dicas de inglês

Curso de inglês online grátis

Curso online de inglês

Dicas de pronúncia em inglês

Dicas e curso de inglês online grátis

Praticar o vocabulário, as expressões, o alfabeto e os números da língua Inglês, com áudio

Site da Oxford University com: jogos, gramática, banco de frases, leitura, escrita e vocabulário

Vídeos com diálogos em inglês

Vocabulary, Speaking, Grammar & Vocabulary, Listening & Reading, Singing, Writing

 

 

ÁREA DE LETRAS

 

 

A Cor das Letras – ISSN 1415-8973

Alea – Estudos Neolatinos – ISSN: 1517-106X

ALFA – Revista de Lingüística – ISSN: 0002-5216

Boletim do Centro de Estudos Portugueses – ISSN: 0101-7934

Caderno de Letras – ISSN: 2179-8478

Cadernos de Estudos Lingüísticos – ISSN: 0102-5767

Cadernos de História e Filosofia da Ciência – ISSN: 0101-3424

Cadernos de Linguagem e Sociedade – ISSN: 0104-9712

CLARITAS

Comunicação e Educação – ISSN: 0104 – 6829

D.E.L.T.A – Documentação de Estudos em Língüística Teórica e Aplicada – ISSN: 0102-445

Discurso

Estudos Anglo-Americanos ABRAPUI – ISSN: 0102 – 4906

Filologia e Língüística Portuguesa

Fórum Lingüístico – ISSN: 1415-8698

Ilha do Desterro – ISSN: 0101-4846

Intercâmbio

Interfaces

IPOTESI – Estudos Literários – ISSN: 1415 – 2525

Letras – ISSN 2176-1485

Letras & Letras – ISSN: 0102 – 3527

Letras de Hoje – ISSN: 0101-3335

Língua, Literatura e Ensino – ISSN 1981-6871

Linguagem & Ensino – ISSN: 1415-1928

Lingüística e Teoria Literária – ISSN: 0104-1320

Linha d’água – ISSN: 0103 – 3638

Miscelânea – ISSN: 0104-3420

Moara – ISSN: 0104-0944

O Eixo e a Roda – Revista de Literatura Brasileira – ISSN 0102-4809

Odisséia – ISSN: 1413 – 4640

Organon – ISSN: 0102 – 6267

Revista Brasileira de Literatura Comparada – ISSN: 0103-6963

Revista da ANPOLL – ISSN: 1414-756-4

Revista de Estudos da Linguagem – ISSN: 0104-0588

Revista Philologus – ISSN: 1423-6457

Scripta

Sitientibus

Trabalhos em Lingüística Aplicada – ISSN: 0102-5767

TradTerm – ISSN: 0104 – 693X

VEREDAS – Revista de Estudos Lingüísticos – ISSN: 1415-2533

Working Papers em Lingüística – ISSN: 1415-1464

 

Periódicos de Letras (material de Inglês)

 

Jornal The New York times

Revista The Guardian, em inglês

 

 

ÁREA DE PEDAGOGIA/EDUCAÇÃO

 

 

ABMES: Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior

Bolema: Boletim de Educação Matemática

Ciência Hoje

Educação

Educação e Fronteiras On-Line

Educação On-Line

Educação On-Line – PUC/Rio

Filosofia e Educação

Portal Educa Online

Portal INEP

Pro-Posições

Revista da USP

REVISTA EDUCAÇÃO

Revista Educação e Matemática

Revista Educação em Questão

Revista Eletrônica de Educação

Revista Época

Revista Grupo A

Revista HISTEDBR

Revista LINGUAGENS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE – UFPI

Revista Movimento

Revista Nova Escola

Revista Portal Educação

Revista Prometeu

Revista Teias

REVISTA TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE

Revista Veja Educação

Revista Ver a Educação

Sumários

Verinotio

 

 

ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO

 

 

Information Week Brasil

RAC – Revista de Administração Contemporânea – ISSN 1982-7849

RAM, Rev. Adm. Mackenzie – ISSN 1678-6971

RAUSP – Revista de Administração

RBA – Revista Brasileira de Administração

READ – Revista Eletrônica de Administração – ISSN: 1413-2311

Revista de Administração da Unimep

Revista de Administração FACES Journal – ISSN 1984-6975

Revista de Administração Mackenzie – ISSN: 1678-6971

Revista Exame

Revista FGV online

 

 

ÁREA DE RECURSOS HUMANOS

 

 

http://anpad.org.br/periodicos/content/frame_base.php?revista=1

http://rae.fgv.br/RAE/institucional/Linha-Editorial

http://www.agerh.com.br/

http://www.fdc.org.br/pt/Paginas/default.aspx

http://www.governet.com.br/publicacoes.php

http://www.hsm.com.br/

http://www.revista.ufpe.br/gestaoorg/index.php/gestao

http://www.revistaperspectivas.org/?journal=perspectivas

http://www.revistas.usp.br/rai

http://www.rhcentral.com.br/

http://www.rhportal.com.br/

https://periodicos.ufsc.br/index.php/rpot

Revista FGV online

Revista Melhor – Gestão de Pessoas

Revista Profissional & Negócios

 

 

ÁREA DE MARKETING

 

 

INFOBRAND DIGITAL – Revista de Marketing

Revista Brasileira de Marketing

Revista Digital Business Marketing

Revista FGV online

Revista Marketing

Revista Marketing Cultural

Revista Veja – Acervo Digital

 

ÁREA DE LOGÍSTICA

 

Revista Enfasis Logistica

Revista FGV online

Revista Global Online – Comércio Exterior e Logística

Revista IntraLogística

Revista Logística Moderna

Revista Portuária Economia & Negócios

Revista Setcergs

Revista Tecnologistica

Transportes em Revista

 

 

ÁREA DE COMÉRCIO EXTERIOR

 

Revista Aduaneiras

Revista Brasileira de Política Internacional

Revista Comex do Banco do Brasil

Revista de Economia Mundial

Revista FGV online

Revista Global Online – Comércio Exterior e Logística

Revista Guia Marítima – A Ferramenta do Comércio Exterior

Revista Porto SA

Revista Portuária – Economia & Negócios

 

ÁREA DE ENFERMAGEM

 

Cogitare Enfermagem

Enfermagem em Foco

Revista de Enfermagem da UFSM

Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco

Revista de Enfermagem UFPE On Line – ISSN: 2179-7692.

Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online Qualis B2

Revista Eletrônica de Enfermagem – ISSN 1518-1944

Revista Gaúcha de Enfermagem – ISSN 1983-1447

 

 

ÁREA DE HISTÓRIA

Periódicos

 

Ateliê de História UEPG

Cadernos de Pesquisa do CDHIS

Diálogos: Revista do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá

História, Ciências, Saúde – Manguinhos

História: Questões & Debates

Klepsidra: Revista Virtual de História

Métis: História & Cultura

O Olho da História

Revista Brasileira de História

Revista de História Regional

Revista HISTEDBR On-Line

Tempo: Revista do Departamento de História da UFF

The Medieval Review

 

Bases de Dados

 

CPDOC: Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil

Outros Recursos Online

 

História Geral da África (UNESCO)

 

ÁREA DE MATEMÁTICA

Periódicos

 

Abstract and applied analysis

Advances in Difference Equations

Advances in Geometry

Algorithms: Open Access Journal

Educação Matemática Pesquisa. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Ensino da Matemática em Debate

Euler

MP Arc (Mathematical Physics Preprint Archive)

 

 

Bases de Dados

 

Math on the Web

MR: Search Publications Database

The Electronic Library of Mathematics (ELibM)

 

Outros Recursos Online

 

The Wolfram Functions Site (Enciclopédia de Funções Matemáticas)

 

ÁREA DE FÍSICA

 

A Física na Escola

Advanced studies in theoretical physics

APS Journals Archive : Physical Review Letters, Physical Review, and Reviews of Modern Physics

Brazilian Journal of Physics

Caderno Brasileiro de Ensino de Física

Revista Brasileira de Ensino de Física

 

Bases de Dados

 

CERN Document Server

 

ÁREA FINANCEIRA

 

All That Stats

Banco Central do Brasil

Banco Mundial

FMI

IBGE

Informes sobre desenvolvimento humano da ONU

 

Bases de dados

 

EconPapers

 

Periódicos Científicos

 

BBR. Brazilian Business Review

Contabilidade, Gestão e G

Bolsas e Financiamentos

FAMA SOCIAL

CRÉDITO EDUCATIVO

entre em contato com nosso setor financeiro: financeiro@sema.edu.br

Infraestrutura

Campus Santa Cândida:  A área de convivência possui capacidade para 300 alunos por turno. O espaço de 150 m², conta  hall de entrada e mesas fixas para a convivência de alunos.

 

1) Banheiros para alunos: O campus conta com seis banheiros, masculino e feminino, com capacidade para atender 800 alunos. Área total de 40 m². Todos os pavimentos possuem banheiros,  instalações para PNE e elevador de acesso.

2) Banheiros para professores e funcionários: Professores e funcionários utilizam  banheiros anexo a sala dos professores.  No  piso térreo do prédio os funcionários contam com banheiros masculino e feminino.

3) Biblioteca: A biblioteca do campus Santa Cândida apresenta capacidade para 60 alunos com área total de 120 m².  A biblioteca possui acesso ao acervo informatizado e 120 consultas integradas entre campi. O espaço conta ainda com acesso para portadores de necessidades especiais.

4) Copa/cozinha: Com 15m², a copa é utilizada pelos funcionários e  localiza-se na casa administrativa.

5) Casa administrativa: Com 200m², o espaço conta com 4 salas utilizadas pela direção, coordenação de cursos, financeiro, almoxarifado, manutenção e zeladoria.

6) Cantina: Situada no pavimento térreo, possui 40m² com capacidade para 150 alunos, sendo  adjacente ao pátio. O espaço dá acesso ao estacionamento de professores e possui área fechada com mesas e cadeiras.

7) Estacionamento para alunos: Com 1250 m² incluindo espaço para portadores de necessidades especiais, o estacionamento  possui capacidade para 100 vagas.

8) Estacionamento para professores e funcionários: O Campus Santa Cândida conta com estacionamento para professores e funcionários com área total de 500 m² e capacidade para 40 carros;

9) Laboratório de informática: Com 60m² possui capacidade para 60 alunos que se utilizam de 30 máquinas com softwares de apoio.

10) Sala da equipe de apoio Pedagógico: Com área total de 15m² o espaço é destinado a  tutores e professores para atividades de apoio à aprendizagem e orientação pedagógica;

11) Sala de monitoria: Com 10 m² localiza-se na biblioteca do campus e destina-se à atuação do aluno monitor;

12) Área de lazer: Com capacidade para 300 alunos e área total de 200m², o espaço conta com mesas e cadeira integradas a área da cantina. Conta ainda com um hall de entrada e corredores largos;

13) Sala da direção: Com área total de 12 m², é utilizada pela direção no campus e apresenta capacidade para o atendimento de 4 pessoas;

14) Sala de coordenação: Possui 12 m² e tem capacidade para atender a 4 alunos.

15) Sala de estudos: Com capacidade para 10 alunos e 20 m² a biblioteca possui salas de estudo individuais e em grupo;

16) Sala de meios: Possui  3 salas, uma em cada andar, com área de 10 m², para apoio de meios utilizados em sala de aula;

17) Sala de professores: com 20 m², o espaço é  equipado com computador e acesso a internet. Destina-se ao descanso e preparação de aulas;

18) Gabinetes para professores: Possui 10 gabinetes com tamanhos variados, usados individualmente por professores com carga horária maior que 20 horas semanais.

19) Salas de aulas: O campus sede possui 16 salas de aula com capacidade para 800 alunos com área total de 1000 m². Uma parcela importante das salas já possuem TV plasma, LCD e LED. O espaço conta ainda com acesso para portadores de necessidades especiais (rampas e salas no térreo) e cadeiras almofadadas;

20) Sala da Secretaria: Com área total de 15 m² e capacidade de atendimento para 50 alunos, o espaço conta com suporte de computadores, fax, internet, sistemas acadêmicos informatizados e interligados à rede entre os campi.

Campus Santa Cândida
Laboratório de Enfermagem - Campus Santa Cândida
Editais e Resoluções

EDITAL VESTIBULAR

EDITAL PÓS-GRADUAÇÃO Nº 03/2017

Calendário Letivo
Calendário de Pedagogia
Parceiros
Finacimento e Bolsa
Galeria FAMA
Semana Acadêmica – Escolas de Educação e Negócios
23/05 a 25/05/2017
Formatura

Revistas Acadêmicas