COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E TECNOLOGIA ASSISTIVA

Informações

*Cursos ministrados pela Faculdade Alfamérica.

A TECNOLOGIA ASSISTIVA É UM TERMO UTILIZADO PARA IDENTIFICAR TODO O ARSENAL DE RECURSOS E SERVIÇOS QUE CONTRIBUEM PARA PROPORCIONAR OU AMPLIAR HABILIDADES FUNCIONAIS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E CONSEQUENTEMENTE PROMOVER VIDA INDEPENDENTE E INCLUSÃO.

JÁ A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA  UTILIZA CARTÕES E PRANCHAS DE COMUNICAÇÃO COMO SISTEMAS DE SÍMBOLOS GRÁFICOS, QUE SÃO UMA COLEÇÃO DE IMAGENS GRÁFICAS QUE APRESENTAM CARACTERÍSTICAS COMUNS ENTRE SI E FORAM CRIADOS PARA RESPONDER A DIFERENTES EXIGÊNCIAS E NECESSIDADES ESPECIAIS.

DIANTE DA IMPORTÂNCIA DO SETOR PARA COMUNICAÇÃO INCLUSIVA, O INTERCLASSE DESENVOLVEU O CURSO DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E TECNOLOGIA ASSISTIVA QUE TEM POR OBJETIVO CAPACITAR PROFISSIONAIS COM HABILIDADES ESPECÍFICAS PARA PROMOVER A ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA POR MEIO DE RECURSOS DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA.  

ESTE PROFISSIONAL SERÁ CAPAZ DE RESOLVER PROBLEMAS FUNCIONAIS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA USANDO CRIATIVIDADE EM ATIVIDADES COTIDIANAS.

DESTINADO A PESSOAS GRADUADAS EM VÁRIAS ÁREAS DO CONHECIMENTO QUE TENHAM INTERESSE EM OBTER CAPACITAÇÃO PARA ATUAR NA ÁREA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL PROMOVENDO ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL.

MÓDULO DISCIPLINAS CH
Núcleo Comum METODOLOGIA A EDUCAÇÃO A  DISTÂNCIA 40
Núcleo Comum METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA 40
Núcleo Comum PLANEJAMENTO DE CARREIRA 40
Núcleo Comum RELAÇÕES HUMANAS E ÉTICA PROFISSIONAL 40
Núcleo Específico COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E TECNOLOGIA ASSISTIVA 60
Núcleo Específico NOÇÕES BÁSICAS SOBRE O SOROBAN 60
Núcleo Específico ORIENTAÇÕES E MOBILIDADE 60
Núcleo Específico SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS 60
Núcleo Específico TCC 20

OFERTADO NA MODALIDADE DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COM VISTAS À OBTENÇÃO DE CERTIFICADO DE PÓS-GRADUAÇÃO POR CONVALIDAÇÃO DE COMPETÊNCIA DE ACORDO COM:

  • LDB – LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996: ART. 47, §2°.
  • RESOLUÇÃO N° 1, DE 08 DE JUNHO DE 2007 ALTERADA PELA RESOLUÇÃO N° 5, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008: ART. 1º
  • RESOLUÇÃO Nº 02, DE 1º DE JULHO DE 2015: ART. 1º
  • PORTARIA NORMATIVA Nº 40, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007 ALTERADA PELA PORTARIA NORMATIVA Nº 23, DE 01 DE DEZEMBRO DE 2010: ART. 45
  • NOTA TÉCNICA Nº 388/2013 REPUBLICADA EM 10 DE ABRIL DE 2015.